Dicas Sobre Tempo e Temperatura Na Sublimação

O TEMPO

O tempo vai influenciar muito na qualidade do seu trabalho, pouco tempo não é o suficiente para uma transferência adequada de tinta do papel para o produto. Por outro lado, muito tempo irá expor o produto a muito calor e ele irá queimar (ficar amarelado).
Tenha em mente que quanto mais denso for o produto, mais tempo será preciso para sublimar eficientemente. Temos centenas de produtos disponíveis no mercado, não vou lembrar de todos agora… Dos produtos que tenho em mente agora, o mais denso que eu me lembre é o Azulejo de Cerâmica.
Para Sublimar um azulejo de cerâmica são necessários cerca de 240 segundos o que equivale a 4 minutos. Esse seria o tempo máximo de um produto.
O produto menos denso que eu conheço é a camisa de poliéster, com ela cerca de 20 a 30 segundos é mais que o suficiente para sublimar.
Sendo assim, você já tem parâmetros para efetuar seus testes… 20/30 segundos nos produtos mais leves e no máximo 240 segundos no produto mais denso do mercado.
Dica: Falando de densidade é importante salientar uma coisa, em produtos relativamente mais densos que uma camiseta como por exemplo: Porta Copos e Mouse Pads em poliéster, o produto é bem mais grosso que uma camiseta, porém, lembre-se que a borracha não será sublimada, apenas o tecido de poliéster que está sobre a borracha.

 DICAS DE TEMPO, TEMPERATURA E PRESSÃO PARA SUBLIMAÇÃO

1: INDICAÇÕES DE PRODUTOS PARA SUBLIMAÇÃO

Produtos tratados para sublimação. Pode ser qualquer tipo de produto, desde que tenha resistência ao calor de pelo menos 200 Graus Celsius e possua uma resina de proteção a base de poliéster em sua superfície.

2: EXEMPLOS COMUNS:

Produtos de Cerâmica, Produtos de Vidro, Plástico, Roupas e Tecidos com pelo menos 70% de poliéster, Alumínio, Produtos feitos no tecido Neoprene, Produtos feitos no tecido Micro Fibra e muitos outros.

3: IMPRESSÃO SUBLIMATICA:

Para fazer a sublimação você precisa imprimir a arte desejada em uma impressora jato de tinta preparada para tinta sublimática. Caso contrário, não irá funcionar.

4: PAPEL SUBLIMATICO:

O papel transfer sublimatico é o mais indicado, pois é um papel preparado para transferir a tinta para o produto no processo de sublimação.

#6: EQUIPAMENTOS E MATERIAIS UTILIZADOS NA SUBLIMAÇÃO:

Utilizamos a tinta sublimatica da Heloart Acesse este link impressora Epson L355,  e a prensa da maquinatec Acesse este link

#7: SUBLIMAR MOUSE PAD EM NEOPRENE (2MM E 3MM)

Temperatura: 200°C / Tempo: 60 Segundos / Pressão: Média (Regular de acordo com a espessura do Mouse Pad).
O Mouse Pad é um produto muito “mole”, por isso é difícil fixar a arte a ser sublimada na superfície, recorte a arte com 2cm de sobra em 2 lados, posicione a arte no mouse pad e dobre por trás a sobra do papel, tentando prender o papel no mouse pad. Utilize pouca fita térmica e tenha muito cuidado ao remove-la, pois ela poderá danificar a parte traseira do mouse pad na hora de retirar.

#8: SUBLIMAR PORTA COPOS EM NEOPRENE (BOLACHINHA)

Temperatura: 200°C / Tempo: 60 Segundos / Pressão: Média (Regular de acordo com a espessura da “bolachina”).
O complicado aqui é o fato da arte ser em círculo, corte o papel com a arte quadrado, deixando sobra nas pontas, assim você poderá dobrar para fixar o papel na bolachinha. O mercado possui esses porta copos de uma face, ou dupla face, no caso do dupla face, utilize o mesmo processo para personalizar o verso.

#9: SUBLIMAR PLACAS DE ALUMÍNIO / PLACAS DE CAPINHAS DE CELULARES 2D

Temperatura: 200°C / Tempo: 90 Segundos / Pressão: Alta
É importante fixar bem o papel com a arte na placa para que ele não se mova na abertura e fechamento da prensa. Nesse caso não precisa de fita térmica, deixe uma sobra de 2 cm em cada lado do papel e faça dobras, fixando o papel na placa.

#10: SUBLIMAR AZULEJOS / PRATOS E PEDRAS DE CERÂMICA PARA SUBLIMAÇÃO.

Temperatura: 200°C / Tempo: 220 Segundos / Pressão: Leve
É legal nesse caso que impressão “pegue” até na extremidade do azulejo, aquela parte curvada, isso vai dar um efeito 3d. Para isso imprima sua arte com um pequeno sangramento e dobre o papel. Fixe o papel com a arte até o verso do produto com fita térmica em 2 lados. Utilize luvas de proteção pois a cerâmica estará muito quente após o processo. Ao retirar o produto da prensa, não coloque em superfície fria, coloque sobre uma superfície de madeira cura ou de um papelão.

#11: SUBLIMAR CANECAS DE CERÂMICA SIMPLES / MÁGICA / COLORIDAS / COFRINHOS DE CERÂMICA E DEMAIS PRODUTOS DE CILÍNDRICOS DE CERÂMICA.

Temperatura: 190°C / Tempo: 180 Segundos / Pressão: Média
A pressão ideal é o suficiente para que o produto não consiga se mover com a prensa travada. A cerâmica costuma estar sempre fria, isso “derruba” a temperatura da prensa na hora da sublimação, procure aquecer o produto por 5 segundos antes de sublimar. Retire o produto, fixe a arte e está pronto para sublimação. Fixe o papel com a arte no produto com fita térmica dos 4 lados. Utilize luvas de proteção pois a cerâmica estará muito quente após o processo. Ao retirar o produto da prensa, não coloque em superfície fria, coloque sobre uma superfície de madeira cura ou de um papelão.

#12: SUBLIMAR CANECAS DE ALUMÍNIO E GARRAFAS DE ALUMÍNIO

Temperatura: 200°C / Tempo: 60 Segundos / Pressão: Média

A pressão ideal é o suficiente para que o produto não consiga se mover com a prensa travada. Aqueça o produto por alguns segundos antes de sublimar. Retire o produto, fixe a arte e está pronto para sublimação. Fixe o papel com a arte no produto com fita térmica dos 4 lados. Utilize luvas de proteção pois o Alumínio estará muito quente após o processo.

#13: SUBLIMAR CANECAS DE CHOPP DE VIDRO E DEMAIS PRODUTOS CILÍNDRICOS DE VIDRO

Temperatura: 190°C / Tempo: 200 Segundos / Pressão: Média
A pressão ideal é o suficiente para que o produto não consiga se mover com a prensa travada. Aqueça o produto por alguns segundos antes de sublimar. Retire o produto, fixe a arte e está pronto para sublimação. Fixe o papel com a arte no produto com fita térmica dos 4 lados. Utilize luvas de proteção pois o Vidro estará muito quente após o processo. Ao retirar o produto da prensa, não coloque em superfície fria, coloque sobre uma superfície de madeira cura ou de um papelão.


8 comentários: