O que é sublimação?
O que é Sublimação?
Sublimação é um fenômeno físico-químico que consiste na passagem direta de uma substância do estado sólido para o estado gasoso e vice-versa, sem passar pelo estado líquido.
Alguns dos exemplos mais comuns de sublimação são a naftalina, iodo e gelo seco.
Na estamparia, sublimação é a transferência de uma imagem/texto do papel impresso para um substrato, que pode ser tecidos sintéticos, normalmente em malha 100% poliéster, ou qualquer outro substrato resistente a temperatura e preparado com resina de poliéster.
Para a estamparia, a sublimação ocorre quando temos os seguintes elementos:
- Impressora jato de tinta com tecnologia MicroPiezo, com tintas sublimaticas (Normalmente utilizamos as impressoras Epson);
- Papel sublimatico;
- Prensa térmica (plana, cilíndrica ou cônica, dependendo do seu substrato).
Para o processo de sublimação ocorrer no substrato, dependemos de 2 fatores:
- 1° Temperatura, que normalmente fica em torno de 200°C;
- 2° Pressão no substrato; e
- 3° Tempo de exposição na temperatura.
Exemplo:
Para estampar uma camiseta 100% poliéster branca, precisamos de uma prensa plana, uma impressora com tinta sublimatica e papel transfer sublimatico.
Então, primeiro imprimimos a arte na impressora sublimatica, com o papel sublimatico. Depois ligamos a prensa e configuramos para a temperatura de 200°C e configuramos também o tempo para 30s. Quando a maquina atingir a temperatura, colocamos a camiseta na presa, colocamos a impressão sobre a camiseta, e prensamos a camiseta com uma pressão de media para alta, quando atingir o tempo, levantar a prensa e em seguida retirar o papel da camiseta e sua camiseta está pronta.
O que precisamos para estampar com a Sublimação?
Para começar sua estamparia de foto produtos com a Sublimação, você precisa dos seguintes componentes:
Uma prensa adequada para seu substrato.
Por exemplo, se você vai estampar camisetas, tecidos ou qualquer outro substrato plano, você precisa de uma prensa plana.
Esta prensa tem que atingir uma temperatura de pelo menos 200°C e o ideal é que tenha um temporizador.
Ela pode fazer somente um tipo de formato de substrato, ou ter várias formar , como na imagem ao lado.
Uma impressora com a tecnologia MicroPiezo com tinta sublimatica.
As impressoras mais indicadas para a sublimação, são as impressoras da marca Epson. Estas impressoras normalmente são adaptadas com o BulkInk (ou tanque de tinta), onde fica mais prático a reposição de tinta, porém, perde a garantia de fabrica e fica somente com a garantia de quem vendeu a impressora.
Hoje em dia, já tem modelos de impressora com o BulkInk de fabrica, porém, ainda não temos as impressoras de pequeno porte com tinta sublimatica de fabrica.
Tinta sublimatica de qualidade.
Precisamos de tintas sublimaticas de qualidade, pois além de garantir uma boa impressão no substrato, garante também uma baixa manutenção na sua impressora, pois como estas tintas são mais espessas que as tintas originais, elas causam mais entupimentos na cabeça de impressão da impressora.
Impressoras com tintas sublimaticas, não podem ficar sem imprimir por muito tempo. O ideal e fazer impressões diárias com ela, para evitar o entupimento das cabeças de impressão.
Papel sublimatico.
Para o processo de sublimação, é indicado a utilização de papel sublimatico, pois normalmente este tipo de papel já vem preparado para liberar mais tintas na hora da sublimação.
bom dia ,muito boa explicaçao,mais todo esse processo serve para chinelos tambem
ResponderExcluiro processo é quasse o mesmo, mudando apenas pressão tempo e temperatura de alguns produtos
ResponderExcluirmassa bem explicativo
ResponderExcluirDicas interessantes, precisamos nos atentar a esses detalhes, eles fazem toda diferença.
ResponderExcluir